A partir de 2014 Ijuí passa a comemorar em 25 de julho o Dia Municipal do Vinho. Projeto de lei da vereadora Helena Stumm Marder foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara desta segunda-feira, 7. Agora, a matéria segue para o Poder Executivo. O prefeito Fioravante Batista Ballin tem 15 dias, a contar da data do recebimento, para sancionar o projeto.
Pela proposta, a data servirá de estímulo à realização de ações atinentes ao desenvolvimento da cultura e ao fortalecimento das políticas públicas de fomento à atividade e agroindustrialização, sejam elas de iniciativa do setor privado, da sociedade civil e/ou do poder público municipal. A ideia é aproveitar o caráter multivocacional da cultura, afirma Helena.
De acordo com a parlamentar, o cultivo da uva e a fabricação do vinho colonial têm alta capacidade de agregação de valor à pequena propriedade rural, cuja produção pode refletir positivamente não só no processo de desenvolvimento de vários segmentos econômicos como o turismo rural, por exemplo, bem como do ponto de vista da valorização e preservação histórico-cultural dos povos europeus aportados na região.
As vantagens do incentivo à produção de uva e vinho vão desde o estímulo à policultura nos minifúndios, passando pela agregação de valor aos produtos familiares, geração de mais renda na propriedade rural, geração de emprego e renda no campo e na cidade, fixação do homem no campo, maior perspectiva de crescimento para o jovem, reduzindo o êxodo rural, maior dignidade e acesso à tecnologia e inovação, boas práticas ambientais, criação de arranjos produtivos locais, geração e riqueza local, desenvolvimento do turismo rural, reitera Helena.
Ijuí