Secretário Municipal da Saúde presta esclarecimentos sobre a gestão da Upa

Sessão Ordinária - Terça-feira, 14 de Junho de 2022


Secretário Municipal da Saúde presta esclarecimentos sobre a gestão da Upa

A Sessão Ordinária desta segunda-feira (13) contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Márcio Strassburger, que prestou esclarecimentos sobre a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e sanou as dúvidas dos vereadores sobre demais demandas da Pasta. O convite foi através do requerimento do Presidente da Câmara Municipal, Matheus Pompeo de Mattos, aprovado em Sessão no dia 30 de maio. 

 

Contextualizando os trabalhos feitos pela Secretaria em razão dos surtos de doenças respiratórias, Márcio destacou as ampliações dos horários de atendimento tanto no Centro de Triagem (CT) quanto na Upa. “Inicialmente, ampliamos o atendimento no CT até às 20 horas. E logo, na sequência, aumentamos o número de médicos, aos finais de semana, na Upa. Atualmente, com o lançamento do Corujão da Saúde, os atendimentos no Posto Central ocorrem até às 22 horas”, disse Strassburger. 

 

Após a explanação do Secretário, os vereadores utilizaram a tribuna para questionar outras demandas da Pasta, por exemplo: as nomeações/contratações de novos profissionais da saúde, em especial aos aprovados do último concurso público e uma comunicação mais efetiva por parte do Poder Executivo.

 

Márcio disse que estuda, junto ao Prefeito e demais servidores, novas estratégias para levar a informação correta sobre os atendimentos, horários e os locais que estão disponíveis à comunidade, porém afirma que existe um vício de opção de atendimento por parte dos pacientes. “A população tem uma preferência pela Upa”, ressaltou. 

Câmara Municipal


Ijuí