Em atendimento à deliberação do Plenário do Poder Legislativo que aprovou, na Sessão Plenária Ordinária do dia 21 de setembro de 2022, proposição do Vereador Rodrigo Noronha, foi convidada para participar da Sessão Plenária Ordinária desta segunda-feira (24), a Coordenadora da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Eveline de Souza Eberle, com a finalidade de explanar sobre as escolas do Núcleo de Inovação para o Trabalho (NIT), que foram instaladas em Ijuí, bem como sobre o andamento das escolas estaduais no município e a situação física e financeira dessas instituições em geral.
Também estiveram presentes na sessão a Coordenadora adjunta da 36ª CRE, Leila Schmidt, a Diretora da Escola Técnica Estadual 25 de Julho, Mari Monteiro, a Diretora do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Kohler (Polivalente), Sandra Dill Zanchet, e demais professoras das instituições.
O Vereador Rodrigo Noronha usou a tribuna para fazer a saudação inicial aos convidados e salientou que participou da aula inaugural do NIT, em que teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as atividades realizadas e, de imediato, fez o convite a Coordenadora da 36ª CRE que explanasse para os demais vereadores em uma sessão ordinária.
A Coordenadora da 36ª CRE, Eveline de Souza Eberle, agradeceu a oportunidade e iniciou a sua fala explicando um pouco sobre a Coordenadoria Regional de Educação. “Nós representamos 12 municípios, 58 escolas, 13.714 estudantes, 1.245 professores e 414 funcionários. É uma grande empresa que precisamos gerenciar”, afirmou.
Eveline explicou que ao perceber o aumento da evasão de alunos dos cursos técnicos de longa duração, foi pensado uma alternativa de ofertar cursos rápidos e de curta duração, posteriormente, integrados ao NIT. “Em Ijuí temos dois Núcleos de Inovação para o Trabalho. Um no 25 de Julho que oferta qualificação profissional em Informática Básica para o Trabalho e qualificação profissional em Marketing Digital para Iniciantes e outro no Polivalente com o curso de Revestimentos Cerâmicos”, destacou a Coordenadora que também citou os futuros cursos que deverão ser ofertados para toda a comunidade de Ijuí.
Os vereadores Ubiratan Erthal, Cleuton Rolin, Paulo Braga e Beto Noronha também fizeram o uso da palavra para tirar algumas dúvidas e parabenizar a 36ª CRE pelo excelente trabalho em prol da educação profissional. A Coordenadora Eveline encerrou o seu pronunciamento informando que a partir de 2023 a Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa vai começar o atendimento em turno integral.
Ijuí