Responsável pela Criatec explana sobre as atividades da incubadora

Sessão Ordinária - Terça-feira, 07 de Março de 2023


Responsável pela Criatec explana sobre as atividades da incubadora

Por proposição do Vereador Ubiratan Erthal, foi convidada na Sessão Plenária Ordinária desta segunda-feira (06), a Gestão Operacional da Incubadora Criatec da Unijuí, com a finalidade de explanar sobre os 15 anos de atuação no município de Ijuí.

 

O Vereador proponente do convite, Ubiratan Erthal, realizou a saudação inicial e destacou o encaminhamento de dois anteprojetos de lei, de sua autoria, que deverão impactar diretamente no ecossistema de inovação de Ijuí. 

 

“Um dos projetos refere-se a questão das regras para constituição e funcionamento de ambiente regulatório experimental (sandbox regulatório). E o outro, que aguardamos ansiosamente o retorno em forma de Projeto de Lei, é sobre as medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, a consolidação dos ambientes de inovação nos setores produtivos e sociais no município de Ijuí, no âmbito da organização do sistema municipal de ciência, tecnologia e inovação”, salientou Erthal.

 

A Coordenadora de Empreendedorismo da Agit e responsável pela Criatec - Incubadora de empresas de Inovação Tecnológica, da Unijuí, Maria Odete dos Santos Garcia Palharini, fez o uso da tribuna para agradecer a oportunidade. “Agradeço ao proponente do convite e, em especial, aos vereadores em que estiveram junto em 2010, quando viemos na Câmara apresentar um projeto e pedimos o apoio para a gente poder constituir a nossa incubadora de empresas, ou seja, a nossa sede”, explanou Maria Odete.

 

A responsável pela Criatec também apresentou alguns dados sobre a incubadora e todos os investimentos realizados ao longo dos seus 15 anos de atividade. “Agora, nós olhamos para o futuro e pedimos o apoio para ampliar a sede, pois, atualmente, conseguimos abrigar 11 empresas simultaneamente e precisamos ampliar. Pensamos em uma Criatec Hub, sendo uma incubadora, com núcleo de inovação, instituições, empresas, corporações, instituições financeiras, entre outras”, destacou a coordenadora. 

 

Os vereadores Bruna Gubiani, Cleuton Rolim, Ricardo Adamy da Rosa e o Presidente da Câmara Municipal de Ijuí, Paulo Braga, também se manifestaram na tribuna para parabenizar e evidenciar a importância da Criatec. 

Câmara Municipal


Ijuí