A última Sessão Ordinária, de cada mês, é destinada para as entidades, organizações ou associações representativas da comunidade ijuiense o espaço da Tribuna Popular. E, na noite desta segunda-feira (24), representantes do Instituto Sepé Tiaraju explanaram as ações desenvolvidas pela instituição e a importância da valorização e visibilidade do povo indígena.
Na oportunidade, a historiadora e vice-presidente do Instituto Sepé Tiaraju, Jaqueline Maria dos Santos, mostrou aos vereadores e comunidade presente um quadro doado pelo artista plástico, Flávio Felix, que simboliza Kamé e Kanhuru (sol e a lua), na cultura indígena.
Jaqueline declamou o poema de Sepé Tiaraju, explicou os significados de Kamé e Kanhuru e destacou que descobriu aos 17 anos a sua descendência, por parte dos avós paternos, Kaingang. Relatou a história da batalha do Mbororé e Caiboaté e da importância do aquífero Guarani, que está localizado abaixo de todo o município de Ijuí.
Por fim, os vereadores agradeceram a presença dos participantes da Tribuna Popular do mês de abril. E o presidente da Câmara Municipal de Ijuí, Paulo Braga, encerrou a Sessão.
Ijuí