Câmara debate o andamento das obras e iluminação das LEDs em Ijuí

Sessão Ordinária - Terça-feira, 09 de Maio de 2023


Câmara debate o andamento das obras e iluminação das LEDs em Ijuí

Por proposição do vereador Ubiratan Erthal, participaram da sessão ordinária desta segunda-feira (08), o secretário Fábio Franzen, o adjunto Valdenei dos Santos e o engenheiro Saúl Vione Winik da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito (Smodutran), a fim de explanar acerca do planejamento e andamento das obras e iluminação no município de Ijuí.
 

O vereador Ubiratan Erthal fez a saudação inicial aos convidados e justificou o porquê do convite. “O debate se justifica devido a inúmeras reclamações que nós temos recebidos, no qual, protocolamos diversas indicações em relação à iluminação pública e o andamento das obras da Corsan. E também queremos saber sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas no Maio Amarelo”, pontuou o parlamentar.
 

O secretário Fábio Franzen apresentou aos vereadores e comunidade presente o levantamento técnico da iluminação pública de Ijuí. Segundo ele, mais de 58% da cidade estão com a iluminação de LED, totalizando 23 de bairros já atendidos. “Foram comprados 12.600 LEDs e já foram entregues 8.900. Também foi necessário a compra de outros materiais necessários para o processo de instalação, como: braços, relés, conectores, abraçadeiras, cintas circulares, entre outros”, destacou Franzen mostrando, fisicamente, os objetos que compõem toda a parte de instalação da nova iluminação.
 

Em relação aos atrasos nas instalações das LEDs, o secretário justificou que foram diversos fatores que acarretaram a demora, como: falta de espaço nos postes, fios de internet, altura de postes, obras da Corsan e equipes infectadas com Covid-19 e Dengue. “Já foram instaladas 6.205 LEDs e, atualmente, temos duas equipes, sendo uma de instalação que segue a ordem do sorteio e outra de manutenção que segue o cronograma a ser estipulado conforme pedidos”, afirmou.
 

Os vereadores Cleuton Rolim, Paulo Braga, César Busnello, Josias Pinheiro, Adalberto Noronha, Ricardo Adamy e Matheus Pompeo de Mattos, também se pronunciaram na tribuna trazendo questionamentos à equipe da Smodutran. 

 

Questionado sobre as demais obras do município, Fábio afirmou que está em processo licitatório a aquisição de 30 mil cordões de concreto (guias de calçada meio-fio), que serão colocados em diversas ruas da cidade, entretanto o secretário salientou a falta de mão de obra de calceteiro, que acaba atrasando o início das obras.

 

Em relação às operações tapa-buracos nos bairros, Franzen destacou que nos locais que estão sendo instaladas as LEDs, costuma entrar em contato com o presidente do bairro para que ele indique as vias mais problemáticas e que precisam de reparos.
 

Na sua conclusão, o secretário respondeu referente a revitalização do canal da Pinheiro Machado. “O projeto já está pronto. Entretanto, após análise técnica da engenharia estrutural, possivelmente o canal terá que ser refeito todo ele", afirmou.

 

Na tribuna, o secretário adjunto Valdenei dos Santos explanou sobre a programação do Maio Amarelo. Segundo ele, no dia 11 de maio ocorrerá uma caminhada pelo trânsito com saída às 9h, da Estação Cultura e chegada na Praça da República. E no dia 20 de maio, acontece na Praça da República, das 9h às 12h e das 13h às 16h, ações voltadas a segurança no trânsito com sessão de cinema, orientações para adultos e crianças e demais atividades relacionadas ao tema.

Câmara Municipal


Ijuí