Constituição: Ao ser constituída e instalada no Salão Nobre da Prefeitura, em 24 de novembro de 1947, a Câmara Municipal de Ijuí, com 11 vereadores eleitos no pleito de 15 de novembro de 1947, passou a complementar a administração municipal, já em andamento há mais de três décadas. A primeira diretoria foi presidida pelo saudoso vereador Eugênio Michaelsen.
Regimento Interno: Inicialmente, norteou-se pelo Regimento Interno da Assembléia Constituinte do Estado do Rio Grande do Sul, enquanto uma comissão era encarregada de elaborar o 1º Regimento Interno próprio da Câmara de Ijuí. A comissão formou-se por um vereador de cada um dos quatro partidos políticos existente: PRP – Partido da Representação Popular, PL – Partido Liberal, PSD – Partido Social Democrático e PTB – Partido Trabalhista Brasileiro.
Divulgação: Ainda na Sessão de Instalação da Câmara em 1947 os edis unânimes deliberavam levar os trabalhos da Casa ao conhecimento do público da melhor maneira possível.
Demandas: Questões atuais como: escassez e obtenção de energia elétrica, reflorestamento, agropecuária, agricultura, indústria, transportes, vias públicas urbanas e rurais, abastecimento de água, segurança pública, entre outras, já desde meados de 1948 tem constado da pauta das suas sessões.
Prédio: Em 20 de agosto de 1979, a Câmara de Vereadores de Ijuí inaugurava suas novas instalações, onde funciona até hoje.
Composição: Na oitava legislatura o número de vereadores passou de 11 para 17, eleitos pelos partidos ARENA – Aliança Renovadora Nacional, e pelo MDB – Movimento Democrático Brasileiro. Na legislatura seguinte, esse número passou para 21 vereadores, conforme a Constituição Federal de 1988. Na 14ª Legislatura, o Poder Legislativo de Ijuí foi composto por 10 vereadores, representados pelo PDT, PMDB, PP, PSB, PCdoB e PSDB, partidos políticos locais. A partir da 16ª Legislatura, o Poder Legislativo de Ijuí passou a contar com 15 vereadores, representados pelo PDT, MDB, Progressistas, PSB, PCdoB e PT.