REQUERIMENTO - PROPOSITURAS

Número Data do documento Data da Sessão de Apresentação Legislatura Ano
1392 13/10/2020 Não foi atribuída data para a Sessão de Apresentação 2017-2020 2020
APROVADA - Proposição aprovada
Autor Vereador
Jorge Gilmar Amaral de Oliveira
Ementa
Envio de ofício ao Comando Geral da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, solicitando instalação de uma unidade da Brigada Militar Ambiental em Ijuí, devido os constantes crimes ambientais ocorridos em nosso Município e os crescentes atos criminais contra o meio ambiente, queimas de lixo em área urbana, áreas de preservação ambiental depredadas, falta de fiscalização para combater esses atos e aparecimento de animais silvestres em área urbana, como registrado no dia 7 de outubro de 2020.
Observações

JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA, Vereador integrante da Bancada do PP, requer a Vossa Excelência, nos termos regimentais, o envio de oficio ao Comando Geral da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, solicitando instalação de uma unidade da Brigada Militar Ambiental em Ijuí, devido os constantes crimes ambientais ocorridos em nosso Município e os crescentes atos criminais contra o meio ambiente, queimas de lixo em área urbana, áreas de preservação ambiental depredadas, falta de fiscalização para combater esses atos e aparecimento de animais silvestres em área urbana, como registrado no dia 7 de outubro de 2020.

Salienta-se o fato de que dois Veados-Campeiros ou Cervo-do-Pantanal foram vistos em ruas da cidade, correndo entre casas e estabelecimentos, conforme imagens divulgadas por páginas no Facebook, Fatos Ijuí, Caçadores de Notícias e Jânio Fernandes, além de grupos de WhatsApp, mostram os animais em via pública, correndo risco de acidentes. Por esses motivos expostos e, em razão da unidade mais próxima da Brigada Ambiental estar na cidade de Santo Ângelo e Cruz Alta, solicitamos análise para instalar unidade em nosso município, para termos esse importante serviço visando atendimento de forma ágil.

Segundo informação oficial da Prefeitura, Ijuí tem 83.475 habitantes (estimativa do IBGE, divulgada no dia 28 de agosto de 2019), considerado o município mais populoso da região Noroeste do Estado.

O município de Ijuí ocupa a 27ª colocação no ranking de retorno do ICMS entre os 497 municípios que abrangem o Estado do Rio Grande do Sul. Dado divulgado em 22 de outubro de 2018, ano base 2017 (Secretaria da Fazenda - Receita Estadual - Sistema de Apuração dos Índices dos Municípios e Núcleo de ICMS do Município de Ijuí).

Em razão de ser uma cidade universitária e com amplos recursos hospitalares, Ijuí tem um fluxo superior a 100 mil pessoas, sendo o maior e mais importante centro populacional da região.

Documentos Diversos
Data Nome do documento Download
02/12/2020 Resposta a Requerimento
Requerimento sem protocolo vinculado!