Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Ijuí, quarta-feira, 29 de junho de 2022 Telefone (55) 3331-0100

Atendimento Atendimento: Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador): das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

Terç
28/06
Chuvas Isoladas
Máx 22 °C
Min 14 °C
Índice UV
4.0
Quar
29/06
Chuvas Isoladas
Máx 15 °C
Min 9 °C
Índice UV
4.0
Quin
30/06
Geada
Máx 17 °C
Min 4 °C
Índice UV
4.0
Sext
01/07
Predomínio de Sol
Máx 23 °C
Min 7 °C
Índice UV
4.0

VEREADOR - Helena Stum Marder

INFORMAÇÕES PESSOAIS
Nome: Helena Stum Marder
Partido: PDT
Aniversário: 05/09
E-mail: hmarder@camaraijui.rs.gov.br
BIOGRAFIA

A percepção de que a política é uma das ferramentas capazes de provocar e sustentar as transformações estruturais e sociais necessárias à construção de uma sociedade mais justa motivou Helena Stum Marder a ingressar na política e, desde que colocou seu nome à disposição do partido para concorrer a cargos eletivos, vem sendo eleita vereadora. Na primeira legislatura, como suplente, assumiu a cadeira, depois de ter sido secretária de Assistência Social, sendo a única do gênero feminino entre os 21 parlamentares da época. De lá para cá, a trabalhista, esposa de Paulo Marder (in memoriam) mãe do engenheiro civil Tiago e do médico veterinário e engenheiro agrônomo Douglas e avó de Sofia, soma quatro mandatos, nos quais tem uma atuação destacada no parlamento:

Instituição do Troféu Mulher Cidadã; Relatora do Plano Decenal de Educação; idealizadora da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; da Coordenadoria municipal da Mulher; da Delegacia da Mulher; da Patrulha Feminina da Brigada Militar; Fórum permanente da mulher; ampliação da Licença Maternidade para as Servidoras Públicas Municipais; criação e instituição do dia municipal do Vinho; conquista do Armazém da Rede Ferroviária Federal para o município; Lei que obriga a fixação em estabelecimento comercial do artigo nº 49 do ECA, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas, cigarros e assemelhados para crianças e adolescentes. Realizou, em conjunto com a Secretaria da Saúde e Unijuí, o Programa Caminhada Orientada, para Hipertensos e Diabéticos; Instituiu o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama, em 18 de julho; instituição da Ouvidoria do Legislativo “A Câmara quer te ouvir”, proponente da moção de apoio à instalação do Colégio Militar Tiradentes em Ijuí; Articulação para destinação das casas da Ajuris à Liga Feminina de Combate ao Câncer e Samu; Incentivo à realização da campanha de Prevenção ao Câncer de Mama; instituição do Fundo Especial dos Direitos da Mulher; Implantação de suporte para bicicletas junto ao Módulo da Brigada Militar; Correto descarte de baterias, pilhas e lâmpadas em desuso; criação de incentivos fiscais para a realização de projetos culturais; instalação de abrigos em paradas do transporte coletivo; criação do programa municipal de saúde para os Ostomizados; criação da Coordenadoria da Mulher e da Juventude; criação e legalização da Associação dos Oleiros de Ijuí; incentivo à implantação de uma unidade básica de saúde e uma de ensino na Penitenciária Modulada de Ijuí; instituição do programa Poesia no Ônibus; e Implantação do Programa Descenal “Ijuí Amigo do Idoso”, projeto de aquisição de merenda saudável dos hortifrutigranjeiros do município;  entre várias outras iniciativas como anteprojetos, requerimentos e indicações encaminhados ao Executivo Municipal para análise e implantação.

É importante lembrar, ainda, que antes e simultaneamente, Helena Stum Marder desempenhou e/ou continua desempenhando funções igualmente importantes e participantes do desenvolvimento econômico e social do município de Ijuí:  professora de Música, conselheira Tutelar, presidente da entidade Vida Nova Amor Exigente, voluntária da Liga Feminina de Combate ao Câncer, conselheira da Fundação Cultural, Integrante do Rotary Clube Nova Geração de Ijuí, onde exerceu também a função de presidente, e conselheira Fiscal da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Ijuí (Apae). Todas essas funções só vêm consolidar ainda mais a percepção de que a política deve estar sempre a serviço da comunidade.

A listagem a seguir refere-se ao ano de 2022. Para visualizar os Processos Legislativos dentro de algum intervalo de tempo, utilize o formulário abaixo.

Projetos

Projetos

Nenhum resultado encontrado!
Nenhum resultado encontrado!

Indicações

Indicações

Nenhum resultado encontrado!
Nenhum resultado encontrado!

Requerimentos

Requerimentos

Nenhum resultado encontrado!
Nenhum resultado encontrado!

Moções

Moções

Nenhum resultado encontrado!
Nenhum resultado encontrado!

Mesa Diretora

Mesa Diretora

LEGISLATURAPERÍODOCARGODETALHES
214 'ª - (2017 - 2020)(Início) 01/01/2020 - 31/12/2020 (Término)1º Vice-Presidente

Pedido de Informação

Pedido de Informação

Nenhum resultado encontrado!
Nenhum resultado encontrado!
Informações Coronavírus

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

TURNO INTEGRAL

Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador): das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

SIGA NAS REDES SOCIAIS

Facebook

CONTATO

Rua Benjamin Constant, 116
Centro
Ijuí - RS
CEP: 98700-000
Telefone: (55) 3331-0100
E-mail: contato@camaraijui.rs.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 24/06/2022

Portal atualizado em: 28/06/2022 11:26:54

Câmara Municipal de Ijuí - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.